Bom, já expliquei para alguns, outros não entenderam e outros ainda nem sabem.
Então vai um post explicativo.
"Jeff, o que voce ta fazendo ai na Irlanda?"
Então ai vai....
Desde Setembro, depois que acabou o curso em Dublin, estou participando do WWOOF Ireland.
O que é isso?
Literalmente é, World Wide Opportunities on Organic Farms, algo como Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas numa tradução livre. Resumindo, um voluntariado em fazendas.
O WWOOF é global, digo, muitos paises aderem ao "programa", mas eles não tem uma sede geral, ou um site central. Ou seja, cada país tem seu site e sua anuidade para manter a administração.
Logicamente estou inscrito no da Irlanda: www.wwoof.ie
Na prática, nem toda fazenda registrada no site é orgânica, mas sem problemas, também não são fazendas com maus hábitos com relação ao meio ambiente.
Como funciona?
Você se inscreve no site, paga a taxa de manutenção (anuidade) e tem direito a procurar na lista de fazendas as que voce quer contactar. A partir dai é "mano-a-mano", digo, você e o host. O site não faz o "meio-campo". Você entra em contato com a fazenda, através de email ou telefone para aquelas que disponibilizam, e agenda o periodo de "trabalho". Se você vai conseguir na fazenda que deseja uma vaga para o periodo que tem em mente, isso depende se a fazenda já não tem outras pessoas. Normal.
O que que você faz?
Geralmente as fazendas pedem por 3 à 5 horas de "trabalho" por dia. Mas isso depende de fazenda para fazenda. Depende da conversa que você teve na etapa de contactar também. E o "trabalho" consiste em ajudar em tarefas na fazenda, que você também pode ter uma base pelo perfil da fazenda no site, ou também pelo contato feito com a mesma.
Isso inclui : Cuidar dos animais, cercas, vegetais, flores, rancho dos cavalos, rancho de ferramentas, e por ai vai.
Tá! E o que que tu ganha com isso?
Vish, muita coisa! Começando claro por refeições e acomodação. E ai também pode variar de fazenda pra fazenda, mas geralmente essas informações estão no perfil delas no site.
Fora isso, a maioria das pessoas que hospedam WWOOFers são mente abertas, e não estão ali para explorar ninguem. Pelo contrario, gostam de conhecer pessoas novas e trocar informações sobre cultura, assim, levam os WWOOFers para passeios turísticos, integram você no cotidiano da família, seja em festas ou viagens e te disponibilizam material sobre o local : música, filmes, dvds, documentários, livros.
E muitas vezes o melhor é apenas sentar de noite para um chá, taça de vinho, suco, com o dono da fazenda e bater um papo. Ouvir histórias locais da infância e tempos passados dessas pessoas, não tem preço! Cultura da fonte mesmo, sem ser dos livros, sem ser da internet, sem ter possiveis distorções. Show!
Ta bom ou quer mais?
Bom tem mais. Se você é WWOOFer e tem o intuito de aprender a lingua do pais, é uam das melhores opções! Pois é dia todo na lingua deles e geralmente você não vai encontrar outros WWOOFers do mesmo país na fazenda, tendo em vista que as fazendas também gostam de culturas diferentes.
Resumindo, você não gasta acomodação, não gasta comida e muitas vezes não gasta tours, e ganha muito em troca!
Claro que tem o trabalho de fazenda, mas não é nada que mate alguem, ainda mais por 4 horas diárias! As vezes até ajuda a manter a forma né!
E o HELPX, Jeff?
Bom o HELPX é o mesmo modelo. Mesmo esquema.
Primeira diferença é que o site é global, única sede, única anuidade para qualquer país inscrito no site! www.helpx.net
Ou seja você paga a anuidade e tem direito a escolher qualquer host em qualquer país cadastrado.
Segunda, não são apenas fazendas inscritas. Qualquer pessoa necessitando de uma ajuda pode criar um perfil e botar a sua casa/fazenda/apartamento à disposição para receber HELPXers, em troca de acomodação e comida.
Mas as fazendas, orgânicas ou não, ainda são maioria entre os hosts nesse site também.
Mas são duas ótimas opções para quem quer viajar, aprender lingua estrangeira, gastar pouco e viver novas experiências.
Eu recomendo mesmo. Estou na terceira fazenda de 4 marcadas aqui na Irlanda, e por sorte, uma é melhor do que a outra! Muitas experiências incríveis. Pessoas fantásticas. Figuras inimagináveis nos meus planos de intercâmbio, antes de vir para cá. Você aprende muito com os diversos tipos de pessoas, e também ensina bastante coisa.
Vai o mapa das fazendas por onde passei até agora.
*Atualizado com a localizacao da quarta fazenda.
View Larger Map
A - Mizen Head - Goleen, Co. Cork
B - Skibbereen, Co. Cork
C - Durrow, Co. Laois
D - Fethard, Co. Tipperary
NOIS APAGA, MAS NÃO BATE!